A Binder, em parceria com a Unimed Ferj lançam o projeto SOS Songs, unindo Inteligência Artificial e música, durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
A depressão é um dos maiores desafios de saúde mental no Brasil, liderando os índices da América Latina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 11 milhões de brasileiros convivem com a doença, muitas vezes até de forma silenciosa, causando o isolamento, além de mudanças no comportamento.
Com apoio da IA, o SOS Songs é uma plataforma que analisa o perfil emocional das músicas mais ouvidas no Spotify por cada usuário. A partir daí, resume em dados simbólicos o “clima” da playlist. A ideia não é fazer um diagnóstico, mas provocar uma reflexão sobre como cada um tem se sentido.
Quando o sistema identifica padrões e detecta sinais simbólicos de baixa energia, tudo com a autorização do usuário, a pessoa é convidada a explorar playlists personalizadas, que reúnem músicas mais leves e otimistas.
Para Marcelo Andrade, supervisor de Criação da Binder, “A música é uma ferramenta poderosa de conexão emocional. Ao unirmos tecnologia, dados e empatia, queremos mostrar que é possível transformar a escuta em um gesto de cuidado”.
O SOS Songs também direciona os usuários a canais de apoio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), reforçando a importância da busca por ajuda profissional sempre que necessário.
Criação: Alex Bittencourt, Leandro Euzébio e Marcelo Andrade.